Baixar Brasil Baixar Templates Novos Top Novos download

Jogando ROMS traduzidas – Aplicando patches

O objetivo desse tutorial é explicar como aplicar os patches de tradução nos seus jogos.

Diversos hackers, no melhor sentido da palavra, usam técnicas para alterar o conteúdo dos ROMS. Essa técnica é chamada ROM hacking e é usada para além de outras coisas traduzir jogos para outros idiomas. Através do trabalho desses caras é possível jogar seus jogos preferidos em português ou até mesmo explorar melhor aquele jogo que só foi lançado no Japão e sua interface toda em kanji não te permite jogar.

As traduções são distribuídas no cenário de ROM hacking através de patches nos formatos IPS (sufixo *.ips), PPF (sufixo *.pps) e Ninja Patch (sufixo *.rup). O patch é um arquivo que armazena apenas a diferença entre o arquivo original e o arquivo original. Para aplicar um patch você precisa de um programa especial e o arquivo original.

Existem diversos programas capazes de fazer essa tarefa, todos eles são simples e praticamente auto-explicativos. Como exemplo vou usar o IPSWin, que como o nome já diz é para Windows. Se você estiver em outro sistema operacional e tiver uma JRE instalada pode usar o JIPS.



Com o IPSWin aberto basta selecionar o ROM que vai ser traduzido em File To Patch e o patch a ser usado em IPS Patch To Use. Caso ache necessário marque as opções para fazer backup do ROM antes de aplicar o patch e criação de arquivo log. Clique no botão Patch e pronto. É só abrir o jogo no seu emulador preferido.

Se você não conseguir jogar provavelmente você aplicou o patch em um ROM de versão diferente da usada pelo tradutor. Para evitar esse tipo de problema sempre consulte o arquivo README.TXT (ou algo do tipo) que vem junto com o patch para saber a versão exata da ROM original. Geralmente os tradutores usam a versão mais nova e perfeita da ROM mas isso não é regra, infelizmente.

0 comentários:

Postar um comentário